Noticia: Cloun Creolus Dei no Festival del Sur

|
«Cloun Creolus Dei»: desde 1999 a dar música!

Depois da bem sucedida participação no FITEI, o nosso grupo já está de malas feitas de novo. Desta feita a viagem será até às Canárias para participar na XXIX Edição do Festival del Sur - Festival dos Três Continentes, com a peça que até hoje constitui o seu maior sucesso internacional: Cloun Creolus Dei.

Desde 1988, a localidade de Aguimes, nas ilhas Canárias, acolhe companhias teatrais da América, África e Europa. Todos os anos, e durante uns dias, este município converte-se num ponto de encontro entre culturas, de celebração, de solidariedade e amizade entre povos.

A peça convidada para estrear a presença do teatro cabo-verdiano neste importante evento cultural é Cloun Creolus Dei. A escolha é fácil de entender, como nos disse o director do festival, António Lozano: «tivemos o ano passado uma versão desse espectáculo, Cloun Dei, apresentada pela companhia espanhola Teatro Meridional [nota: existe um outro Teatro Meridional, em Portugal, que também apresentou a versão deste espectáculo]. Por isso ficamos muito curiosos ao saber que o Teatro Meridional português tinha feito em co-produção com o Grupo de Teatro do CCP-ICA, uma versão crioula da mesma peça. Tendo em conta que a apresentação do Cloun Dei foi um grande sucesso, achamos interessante apresentar agora o Cloun Creolus Dei.»

Cloun Creolus Dei foi montada em co-produção com o Teatro Meridional em 1999, numa encenação de Miguel Seabra, tendo estreado no festival Mindelact 99. A partir daí a carreira internacional do espectáculo nunca mais parou. Participa no PONTI, um dos maiores festivais de teatro do mundo, viaja até Itália, Portugal e no Brasil integra a programação oficial da mostra de cultura africana organizada pelo prestigiado Centro Cultural do Banco do Brasil. Sete anos depois da sua estreia, continua a dar cartas internacionalmente, com viagem marcada para Espanha. A apresentação no Festival del Sur está agendada para o dia 19 de Julho.

0 comentários: