Actualidade: Festival da Juventude e outros

|
O Grupo de Teatro do Centro Cultural Português - IC não vai apresentar qualquer peça no Festival da Juventude, que decorre durante todo o mês de Julho em S. Vicente e será mesmo o único grupo activo da ilha a não fazer parte do programa oficial do evento.



A razão é simples: indisponibilidade do elenco. A proposta apresentada seria repôr o monumental êxito da peça «Mulheres na Lajinha» (5 sessões comletamente esgotadas), mas tal não foi possível, devido as actrizes não se mostrarem disponíveis, por motivos pessoais e/ou profissionais, para se dedicarem de corpo e alma a esta reposição. A outra peça possível, «A Caderneta», e que foi a nossa última produção teatral, também não foi proposta pelo facto de em Outubro se prever a sua reposição por ocasião de um Simpósio Internacional dedicado ao Movimento Claridoso, a realizar no Mindelo.

Mas a casa-mãe não parou nem vai parar.

- Foi estreada a peça do XII Curso de Teatro, «O Gato Malhado e Andorinha Sinhá»;
- Na última semana de Julho os alunos desse mesmo curso apresentarão os seus trabalhos finais. E estes momentos são sempre aguardados com enorme expectativa;



- Já se iniciaram os trabalhos dramatúrgicos (com a adaptação a cargo de João Branco) e cenográficos (cenografia assinada por Bento Oliveira), da próxima produção teatral, «A Tempestade», a nossa terceira adaptação de Shakespeare, de novo na língua cabo-verdiana. Será um momento histórico, já que esta peça é a nossa 40ª Produção Teatral!



Além disso, a logistica para a próxima digressão do nosso grupo já está em marcha, dado que, como foi anunciado, o grupo viajará em Agosto para Portugal, para participar no Festival Internacional de Teatro de Máscaras, em Lisboa, com a peça «O Doido e a Morte», de Raúl Brandão.

Finalmente, só nos resta desejar a todos os grupos que se apresentam neste festival da juventude - Juventude em Marcha, Companhia Solaris, Atelier Teatrakacia e Sarrom.com - os maiores sucessos com as suas apresentações.

1 comentários:

Anónimo disse...

ler todo o blog, muito bom