Cloun Creolus Dei na Galiza (Espanha)

|


Mais uma participação internacional: o nosso grupo vai estar presente na Feira das Artes Escénicas 2007, que decorrerá entre 23 e 27 de Outubro, em Santiago de Compostela, Espanha, para a qual foi convidado para apresentação da peça «Cloun Creolus Dei».

Neste momento, o grupo já está em ensaios, para que mais esta participação internacional decorra de forma a abrir mais portas ao teatro cabo-verdiano. Além do nosso grupo, também a companhia Raiz di Polon, marcará presença no mesmo evento.



Feira das Artes Escénicas da Galiza

A Feira das Artes Escénicas 2007 abre-se à lusofonia a partir da premissa de considerar todo o território de expressão portuguesa como o espaço natural mais próximo à Galiza tanto cultural como geograficamente.

A normalização da circulação de espectáculos galegos nos cenários portugueses, a presença de agentes culturais lusos na Galiza, e a aproximação ao público galego de uma selecção da melhor oferta do espectáculo que Portugal, na actualidade, nos oferece são acções a ser potenciadas na Feira e que contribuirão para o desenvolvimento de um encontro contínuo entre o teatro e a dança entre ambos os países.

A edição de 2007 da Feira Galega das Artes Escénicas pretende assinalar um momento de inflexão na sua história, caracterizada pela reformulação do seu sentido e natureza. No presente ano e nos próximos, a Feira terá um objectivo fundamental: ser um espaço de autêntico mercado, transparente, dinâmico e eficaz, no qual se revelará uma parte importante da nova produção do espectáculo galego e dos países de língua portuguesa. Também será oferecido serviços aos programadores dos diferentes teatros, circuitos e redes de programação para a contratação de espectáculos para a seguinte temporada.

A Feira é, essencialmente, um mercado, e por isso pretendemos dotá-la de um perfil próprio, especializado, atractivo e capaz de oferecer um valor acrescido aos profissionais das Artes do Espectáculo que assistirem à Feira. Para reforçar ainda mais este carácter de espaço de compra e venda introduzimos algumas novidades que convém salientar: critérios objectivos na selecção das propostas artísticas programadas e promoções no preço. Assim, na escolha da programação, as companhias serão seleccionadas em função da distribuição na Rede Galega de Teatros e Auditórios (50%) e de critérios artísticos (50%). Por outro lado, os programadores poderão aproveitar bonificações com um desconto até 50% na contratação de espectáculos se for realizada durante a celebração da Feira.

Assim, é patente que a mudança de rumo é notável e substancial, e está, estreitamente, vinculada ao desejo do IGAEM de contribuir para a ordenação do ciclo de produção e distribuição das empresas de teatro e dança da Galiza, desejo que também explica a mudança de datas de celebração da própria Feira, que passará a ter lugar, a partir de 2007, na segunda quinzena de Outubro.

0 comentários: