Casa de nha Bernarda, 10 anos depois!

|
O nosso grupo vai remontar a mítica peça «A Casa de nha Bernarda», praticamente 10 anos depois de ter sido apresentada. A estreia está prevista para o dia 08 de Setembro, precisamente, o dia da abertura do Festival Mindelact 2007.



Pois é, esta é a grande novidade do mês. Por motivos «operacionais» não foi possível ter todas as condições necessárias para a montagem da peça «A Tempestade», de William Shakespeare, que ficou adiada por alguns meses, estando previsto os ensaios começarem em Maio de 2008.

Por esse motivo, o grupo avançou para aquele que foi desde há muito tempo, um sonho antigo: remontar a peça «A Casa de nha Bernarda», estreada em Novembro de 1997. Esta montagem será, como é óbvio, dedicada à memória de Joana Évora, actriz que interpretou o papel de mãe de Bernarda, e que viria a falecer dois anos depois de conseguir realizar um dos sonhos da sua vida: pisar um palco de teatro enquanto actriz.

Claro que estamos todos um pouco mais «velhos». Mas por isso mesmo, um pouco mais experientes e com bastantes mais quilometragem de palco, como se costuma dizer. E também pela diferença temporal, o elenco encontra-se, nesta versão, substancialmente alterado.



Vejamos então, papel por papel:

Bernarda: fica a cargo de Maria Auxilia Cruz, actriz do grupo, inactiva desde 2004, por motivos de estudo. A última peça que participou foi «As Três Irmãs», nesse ano. Maria Auxilia terá a enorme missão de «fazer esquecer» a actriz portuguesa Guida Maria, que interpretou o papel de forma brilhante, em 1997.

Pantcha: vai ser interpretada por Bety Gonçalves, devido à indisponibilidade de Ducha Faria, que havia feito o papel na versão original.

No papel das cinco filhas foram convidadas as actrizes Gabriela Graça (mantém-se no papel de Angústias, a filha mais velha de Bernarda); Romilda Silva (interpreta Madalena); Luana Jardim (como Martírio); Nadira Delgado(como Amélia) e finalmente Silvia Lima (na irreverente Adela).

O mítico papel de Maria Josefa, interpretado pela malograda e inesquecível Joana Évora em 97, será interpretado desta feita por Anilda Rafael.

Os restantes papeis femininos estão entregues a Mirtó Verissimo (que é também assistente de encenação), Patricia Alfama, Patricia Estevão e Karina Lizardo.

A grande estreia está prevista, como já dissemos, para o dia 08 de Setembro, na abertura do Festival Mindelact.

Quem nos quiser ir visitar, estamos todos os dias lá no CCP, das 18 às 24 horas, no mínimo!

0 comentários: