De partida para mais uma digressão

|
O nosso grupo de teatro prepara-se para mais uma digressão internacional, desta feita, para participar, no final de Agosto, em dois importantes festivais internacionais, em Portugal, no Fundão e em Lisboa, com a peça «O Doido e a Morte».



A primeira dessas participação é no Festival TeatroAgosto, que se realiza ao ar livre e privilegia a linguagem da encenação, o gesto, o movimento e a acção enquanto expressão autónoma. A programação dá especial relevo a propostas que se inscrevam nas vertentes do Teatro Tradicional do Ocidente (onde a Commedia dell´Arte, o mimo, a prática dos contadores de histórias, a pantomima ou o Teatro de Feira são alguns dos seus principais representantes) ou propõem às Companhias rescreverem as suas encenações com vista a adaptarem a comunicação para um público mais amplo e mais disperso e em condições adversas e menos organizadas do que a rigidez arquitectónica de uma sala de espectáculos.

No Fundão, a nossa companhia apresentará o espectáculo no dia 24 de Agosto.

De seguida, viajará para Lisboa, para participar na VII edição do Festival Internacional de Máscaras e Comediantes com um formato de transição - um momento de reflexão e renovação a pensar num crescimento futuro. A abertura aos PALOP - países da comunidade lusófona - é uma das vertentes inovadoras desta edição, esforço que se pensa manter em posteriores edições, convidando sempre uma companhia de um destes países. Este ano a companhia convidada é, precisamente, o Grupo de Teatro do Centro Cultural Português - IC, com “O Doido e A Morte” de Raul Brandão.

Em Lisboa, actuaremos no ambiente mágico do Castelo de S. Jorge, no dia 25 de Agosto.




Lembramos que a aposta destes dois eventos neste produção está relacionada com o seu carácter estético e artístico: trabalho de máscaras e uma encenação inovadora. Esperemos que este possa vir a ser mais um sucesso do grupo além fronteiras.

Com esta, será a 21ª vez que o GTCCPM sai de Cabo Verde para se apresentar além fronteiras, o que faz do nosso grupo o mais internacional da história do teatro cabo-verdiano.


0 comentários: