Grupo de Teatro do Centro Cultural Português—IC
1993 - 2008
40Produções Teatrais
15 anosde actividade ininterrupta, fazem deste grupo o mais produtivo da história do teatro cabo-verdiano, com 40 Produções Teatrais concretizadas.
15 anos de politica de repertório que revolucionou por completo o teatro nacional. As peças vão desde originais de elementos do próprio grupo, até à encenação de autores nacionais consagrados como Germano Almeida, Aurélio Gonçalves, Eugénio Tavares e Mário Lúcio Sousa, passando pela adaptação de autores da dramaturgia universal, tendo sido o primeiro grupo a encenar em crioulo autores como Shakespeare, Lorca, Molière, Wilde ou Beckett.
353Espectáculos
15 anosde intensa actividade teatral, no que resulta na apresentação, durante este período, dum total de 353 espectáculos, em praticamente todas as ilhas do país e no estrangeiro.
137Novos actores e actrizes
15 anose uma nova geração de actores cabo-verdianos, que após realizarem uma formação de um ano, no próprio Centro Cultural Português, integram o grupo e participam nas suas produções. Durante este período, já pisaram os palcos crioulos mais de 130 homens e mulheres. Realizaram, desta forma, e por este intermédio, o sonho de pisar um palco e viver outras vidas.
70.000Espectadores
15 anosque alteraram radicalmente o panorama teatral em S. Vicente. Durante este período, cerca de 70.000 pessoas saíram de suas casas para ir ao teatro ver uma das 39 produções já encenadas. O grupo criou um público em crescendo e aumentou, com a qualidade artística do seu trabalho, o grau de exigência do público mindelense.
10.000Horas a ensaiar
15 anose muito trabalho, imenso suor, incontável espírito de sacrifício de quem tem muito amor pelo teatro. Estima-se que durante este período, os elementos do grupo tenham gasto, no seu conjunto, cerca de 10.000 horas das suas vidas a ensaiar. Para que na hora da verdade, tudo corra bem e o abraço com o público seja, ainda e sempre, uma imensa festa do Humanismo.
25Participações em eventos internacionais
15 anose mais de 25 participações em eventos internacionais de artes cénicas, elevando o nosso teatro a outros patamares. Um grupo que já se apresentou nalguns dos maiores centros culturais do mundo em países como Brasil, Espanha, França, Holanda, Itália e Portugal, mostrando que o teatro em Cabo Verde é hoje uma arte em plena ascensão.
250Notícias publicadas
15 anose muitas reportagens, notícias, algumas críticas foram saindo na imprensa escrita, aquela que nos permite guardar memória da efémera actividade teatral. Ao todo, contabilizamos cerca de 250 notícias publicadas na imprensa sobre o GTCCP - IC durante este período. Muita tinta, tanto papel!
12Cursos de Teatro
15 anose muitas horas em aulas de teatro, ministradas ao longo de 12 Cursos de Iniciação Teatral (anuais), tendo-se iniciado nas lides teatrais centenas de jovens de todas as idades, e resultando com isso não apenas a renovação do próprio grupo, mas também fazendo com que surgissem no panorama teatral mindelense novas companhias de teatro. Todos os grupos actualmente em actividade na ilha do Porto Grande tiveram os seus elementos nesta autêntica Casa-Mãe.
Tanto Teatro, porra!
0 comentários:
Enviar um comentário