Mensagem

|

A propósito do nosso encontro com o director brasileiro José Celso, recebemos esta mensagem do nosso companheiro Helder Antunes, que se encontra neste momento no Brasil a estudar teatro:

«Foi com muita emoção e também muito orgulho, que tomei conhecimento (através deste blog) do encontro entre o GTCCPM e o José Celso, uma das grandes figuras do Teatro brasileiro.

José Celso, é muito falado e comentado, dentro da faculdade de teatro onde estudo aqui no Brasil, a UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina), e sem dúvidas é dos encenadores mais controversos dentro do teatro que se faz por aqui.

Esse encontro, do Grupo, com o Celso (se é que ele me permite de o chamar assim, se se ele nao permitir peço desculpas) na minha opinião, é um momento impar na história do nosso grupo, e um momento grande de aprendizagem.

Penso, sem puxar brasa para a minha sardinha, o GTCCPM, cada vez mais se consolida e se afirma como um dos maiores grupos de teatro, não somente da Africa lusófona, mas de toda a Africa, e prova disso, é primeiramente a qualidade artistica do grupo, brilhantemente dirigido pelo João, e segundo pelo número de participações em festivais, e outros eventos ligados ao teatro, a nivel internacional.

Sempre disse e repito, que o curso de teatro que o CCP promove todos os anos, tem que merecer maior e especial atenção por parte das autoridades culturais de Cabo Verde, porque dai já sairam talentos enormes, que deram e continuam dando bons frutos dentro e fora do pais. (Eu com certeza se não fosse o curso de teatro do CCP, hoje não estaria aqui, em Florianopolis, Brasil, me graduando no curso de Licenciatura em Artes Cénicas).

Sem dúvidas, até hoje a única escola de arte dramática, no verdadeiro sentido da palavra é esse curso do CCP, só o nosso querido e amado Ministério da Cultura, ainda não pode reconhecer devidamente esse trabalho.

Terminando deixo uma saudação teatral a todos os elementos do grupo dentro e fora de Cabo Verde, e que com a qualidade artisitica do João e o talento dos atores, técnicos, cenografos, etc, possamos continuar fazendo mais e melhor teatro!

Helder Antunes


Nota final: entretanto, como escrevi ao Helder, o próximo curso de iniciação teatral vai ser feito em parceria com o Centro Cultural do Mindelo, estrutura do Ministério da Cultura de Cabo Verde. O que quer dizer, que esse reconhecimento oficial reclamado nesta mensagem, acaba de acontecer. Menos mal!

0 comentários: