Curso de Iniciação Teatral: 13 anos de educação artística

|



O principal pilar de toda a estrutura teatral de S. Vicente, ilha que nos últimos anos se tem afirmado como principal motor do teatro cabo-verdiano é, sem dúvida nenhuma, a formação.

Pelos Cursos de Iniciação Teatral do Centro Cultural Português / ICA, tem passado centenas de pessoas que hoje alimentam e são a base dos grupos de teatro existentes: actores, actrizes, técnicos, figurinistas, cenógrafos, etc.


A qualidade deste curso de teatro foi inclusive reconhecido pelo Director da Escola Superior de Teatro e Cinema de Portugal, que numa recente visita ao Mindelo com o responsável da Comissão Instaladora da Universidade de Cabo Verde, Dr. António Correia e Silva, se disponibilizou para aproveitar estes cursos como base pré-universitária a futuras cadeiras a ministrar no Mindelo em várias áreas incluídas nas artes cénicas.Esta aposta na formação tem sido decisiva para o desenvolvimento indesmentível que o nosso teatro tem vivido nos últimos 15 anos.


Além disso, todos os participantes são cabo-verdianos, os grupos formados são cabo-verdianos, a grande maioria são jovens que tem desta forma uma maneira de ocupar os tempos livres, e dado muito ao teatro cabo-verdiano.

Os alunos deste curso formam a base da Associação Mindelact, que tem sido principal factor de desenvolvimento do teatro em Cabo Verde.

Eis os grupos e associações formadas como resultado e/ou por influência deste Curso de Iniciação Teatral:


1. Grupo de Teatro do Centro Cultural Português do Mindelo / ICA
2. Associação Mindelact
3. Grupo de Teatro Dionísius
4. Atelier Teatrakácia
5. Companhia de Teatro Solaris
6. Sarron.com Teatro e Companhia
7. Teatro Infantil do Mindelo


Todos estes grupos de teatro encontram-se hoje em plena actividade, tendo apresentado espectáculos no decorrer de 2005/2006.

Está-se a falar aqui da totalidade dos grupos de teatro que tem feito o que o teatro mindelense é hoje, e que tão boa imagem tem dado do teatro que se faz em Cabo Verde.

Não é por acaso que as inúmeras companhias e agentes teatrais que visitam o nosso país no âmbito do Festival Mindelact, ficam espantados com o nível e a qualidade técnica e artística do nosso teatro.

Essa constatação deve muito ao trabalho feito na área da formação que, parando por falta de espaço e/ ou condições, colocará em causa toda a dinâmica criada com muito suor e sacrifício de centenas de pessoas, o que, indubitavelmente, originará uma grande desilusão nessa grande massa popular que representa hoje, o público de teatro.


Março 2006 / João Branco